sábado, 22 de março de 2008

História do Ovo de Páscoa

Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se
escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.
Antigamente, me lembro, há mais de 20 anos, o costume era enfeitar e pintar ovos de galinha, sem gema e clara, e recheá-los com amendoim revestido com açúcar e chocolate. Os ovos de Páscoa, como conhecemos hoje (de chocolate), era produto caro e pouco abundante.
De qualquer forma o ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.
A Páscoa é a festa magna da cristandade e por ela celebramos a ressurreição de Jesus, sua vitória, sua morte e a desesperança (Rm 6.9). É a festa da nova vida, a vida em Cristo ressuscitado. Por Cristo somos participantes dessa nova vida (Rm 6.5).
O chocolate
Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.

sábado, 1 de março de 2008

O poder do Amor


Do que é capaz o amor??!
Será das lágrimas ao encontro de um sorriso, ou será o contrario.
Uma coisa que nunca ninguém poderá explicar é o amor.
Só aqueles que já amaram ou amam verdadeiramente podem ter o maravilhoso gostinho de saber o que é, mas também não são capazes de dizer a ninguem o verdadeiro sentido da palavra.
Simplesmente sentem, e o transmite para a pessoa amada, aquela que você enxerga nos olhos o brilho do amor, a áurea da felicidade e o encanto de estar junto!
Sinceramente amo, amo com as mãos, com olhos, com o carinho, o afeto e principalmente com o coração.
Existem pessoas que só amam, e não AMAM DE VERDADE, e que são até capazes de enganar aquele a quem diz amar, o que não sabem mesmo, é que os enganados são eles mesmos.
Não existe nesse mundo sentimento melhor e mais bonito do que amor. Com o amor florescemos a Primavera, damos luz ao sol no Verão, nos esquentamos juntos ao frio do Inverno, e não deixamos morrer as folhas que caem ao chão no Outono, não há nesse mundo sensação melhor do que amar e ser amado, sentir no encontro de duas mãos o calor do coração, ver nos gestos o carinho e sentir no abraço aconchego e ao ver a pessoa amada, sentir o coração pulsar mais forte, as pernas tremer e o sorriso nascer.

Eu te amo Renan!